Serviços da EMATER

O que é

EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) é um órgão público que presta assistência técnica, orientação e apoio a agricultores familiares, cooperativas, associações, assentados da reforma agrária, quilombolas etc. Orientando sobre uso de fertilizantes, agrotóxicos, práticas sustentáveis e controle de pragas, regularizando de documentos como o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), ajudando com acesso a políticas públicas como o Pronaf, PAA e PNAE.

Quem pode solicitar

Agricultores familiares, qualquer pequeno ou médio produtor que queira orientação técnica, pescadores, agroindústrias familiares, cooperativas e associações rurais.

Setor responsável

A EMATER é uma autarquia, então, os municípios podem ter parceria com a EMATER estadual, mais especificamente ligada à Secretaria de Agricultura pode ter um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo que ajuda com a CAF, projetos para o Pronaf etc.

Horário de atendimento

Segunda – Sexta de 08 às 12h e 13 às 17h.

Requisitos e/ou documentação exigidos

• Documento pessoais: CPF e RG (ou CNH); Comprovante de residência; NIS (se houver, principalmente para programas sociais);

• Documento de posse ou propriedade: Escritura ou contrato de comodato, arrendamento, doação, etc.; CAR (Cadastro Ambiental Rural); ITR (Imposto Territorial Rural).

Como solicitar

Para solicitar atendimento da EMATER, o produtor rural deve procurar o escritório mais próximo, que geralmente fica em sua cidade ou na região. Caso não haja um escritório da EMATER no município, é possível buscar ajuda diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, que muitas vezes atua em parceria com a EMATER estadual. No momento do atendimento, é importante levar documentos pessoais (como CPF e RG), comprovante de residência rural e, se possível, os documentos da propriedade, como o CAR ou escritura. Se a solicitação for para projetos de crédito, também pode ser necessário apresentar a CAF (Cadastro da Agricultura Familiar). Ao chegar, o produtor deve explicar sua demanda e dependendo do caso, o técnico pode realizar o atendimento no próprio local ou agendar uma visita à propriedade. Se preferir, o produtor também pode entrar em contato por telefone ou internet, dependendo da estrutura do estado

Previsão de prazo para execução o serviço

Orientações técnicas ou emissão de documentos, o atendimento pode ser feito no mesmo dia ou em poucos dias

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

A prestação de serviço é voltada para agricultores familiares e comunidades rurais. Ela pode ser realizada de várias maneiras, conforme a necessidade do produtor e a estrutura da região. Podem ser feitas com visita técnica à propriedade para diagnóstico, orientação e acompanhamento ou atendimento em escritórios da EMATER ou nas prefeituras parceiras, podem ser feitas também em contato por plataformas online (Telefone, E-mail), envio de materiais técnicos, orientações por meio digital.

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